Ruído na saúde. Você já parou pra pensar nos efeitos do ruído na saúde? O ruído está presente nas grandes cidades e nas indústria e é um risco à saúde, quando não levado a sério.
É impossível pensar nas grandes cidades sem levar em consideração os altos níveis de ruído produzidos por ela. Por isso é importante cuidar da nossa saúde e principalmente em criar um ambiente mais confortável durante o horário de descanso.
Quais os efeitos do ruído na saúde
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o ruído aceitável é entre 50 e 70 decibéis. Quando o ruído ultrapassa esses limites já requer cuidados (que citaremos abaixo).
Entre os principais efeitos do ruído na saúde, estão:
- distúrbios do sono;
- estresse;
- perda da capacidade auditiva;
- alteração do humor;
- irritabilidade;
- aumento da freqüência cardíaca;
- surdez;
- zumbido no ouvido;
- distúrbios digestivos;
- falta de concentração;
- pressão alta;
- dor de cabeça;
- fadiga;
- alergias.
E para se proteger, é necessário fazer uso correto dos EPI’s de proteção auditiva. A seguir apresentamos uma lista de protetores e a indicação de cada um.
Proteja-se e faça uso correto do protetor auricular.
Tipos de Protetores Auriculares
No mercado há vários tipos de protetores auriculares, porém é importante adquirir o dispositivo correto para cada atividade e nível de ruído. Os principais são: tipo silicone, espuma e concha.
Silicone ou plug
Esse tipo de protetor auricular é duradouro, dependendo da higienização e preservação do mesmo, é confeccionado de 100% silicone, totalmente lavável, e higiênico, é possível encontrar de diversas cores.
Espuma
Esse tipo de protetor é do tipo inserção moldável, ou seja, por ser fabricado de espuma, com formato de cone, é possível ser totalmente moldável, sendo ajustado à todos os canais auditivos, tem sua base plana e topo arredondado, proporcionando conforto total.
Esse protetor é confeccionado em tamanho único, é descartável e indicado para visitantes, inspeções ou quando o uso se faz num curto espaço de tempo, pois sua eficácia não é tão garantida no que tange ao ruído.
Concha
Esse tipo de protetor auricular se chama concha em virtude de seu formato, confeccionado em material plástico e bordas almofadadas com espuma, proporciona ótimo conforto e arco tensor com ajuste de alta resistência.
Por que se Proteger contra os efeitos do ruído?
Se o ruído obriga você a gritar para falar com alguém a um metro de distância, é sinal de que é excessivo. Você tem que se proteger. Não adianta dizer: “trabalho aqui há anos e estou ouvindo bem”. A perda auditiva não é percebida porque é muito lenta. Por isso se proteja!
O único jeito de avaliar a perda auditiva de forma correta é pelo exame audiométrico periódico, feito depois de 14 horas de afastamento de qualquer ruído.
Proteja-se antes de ter qualquer perda. Se você deixar a perda auditiva aumentar, ela vai somar com a perda que todos temos com a idade, e quando você se aposentar, não vai ouvir nada bem.
Evite problemas futuros, proteja-se hoje.
Cuidados que se devem tomar com a proteção auditiva
Use a proteção adequada, recomendada pelo serviço especializado da empresa, que pode calcular a redução do ruído necessária e o tipo mais indicado. Aprenda a colocar corretamente o protetor. Deve haver treinamento para isso, especialmente se o protetor for de inserção (plug) e especialmente se for de espuma que se expande.
Cuidado com a interferência de outros EPIs. Se você utilizar um protetor tipo concha (abafador), a almofada deve encostar perfeitamente ao redor da orelha. Não alceie o arco para diminuir a pressão. Ela é necessária para uma boa atenuação.
Mantenha os protetores em bom estado, exija manutenção das partes deterioradas e troque regularmente os protetores descartáveis. Converse sobre o ruído e o seu protetor com a fonoaudióloga ou o médico ao fazer seu exame audiométrico.
A importância dos Protetores Auriculares
O ouvido é uma região muito sensível do corpo humano, portanto deve ser protegido quando exposto há algum agente que possa lhe causar danos, parciais ou irreversíveis.
Para essa região do corpo o dispositivo correto para a devida proteção e prevenção, são os protetores auriculares. Há alguns tipos de protetores auriculares, cada um de acordo com o nível de ruído ao qual o indivíduo está exposto.
Porém, não basta apenas o seu fornecimento por parte do empregador ou o seu simples uso, é necessário adquirir o equipamento adequado para atenuação eficaz do ruído presente no ambiente, decorrente de uma atividade laboral ou ambiental que se está exposto.
O que são Protetores Auriculares?
Protetor auricular é um equipamento de proteção individual (EPI), conceituado pela norma regulamentadora nº 06, como sendo “todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho” (NR 6.1). Protetores auriculares, portanto, são dispositivos individuais com a finalidade de atenuar ruídos, com o objeto de minimizar danos à saúde do indivíduo.
Assim como qualquer EPI, o protetor auricular deve conter o certificado de aprovação (CA), caso contrário, não poderá ser comercializado e muito menos utilizado, para assim garantir sua veracidade e eficácia.
Bem como qualquer outro EPI, o indivíduo deverá receber o devido treinamento ao adquirir o equipamento, dessa feita, o seu uso deverá ser correto, garantindo sua eficácia e conservação.
Objetivo dos Protetores Auriculares e a proteção quanto ao efeitos nocivos do ruído
Os protetores auriculares tem por objetivo atenuar níveis de ruídos que estejam acima do limite de tolerância que a norma determina, amenizar desconfortos acústicos, proteger contra frio, chuva e ventos fortes e também é usado por músicos e esportes ou atividades aquáticas, este não para ruído, mas para a simples proteção do canal auditivo contra demais agentes.
Fonte: NBR-10152
Conheça outras campanhas que promovemos em nosso ambiente de trabalho