Mudando Hábitos em tempos de Coronavírus.
Todos estamos enfrentando tempos difíceis devido a pandemia da Covid-19, mas precisamos nos adaptar a nova realidade, mudar hábitos, buscar melhorar nossas ações a fim de nos prevenirmos e cuidar dos que dependem de nós.
As mudanças veem e não sabemos por quanto tempo teremos de lidar com elas. Busque sempre estar atualizado as informações a fim de melhorar seus hábitos.
Período de quarentena
Em tempos de quarentena deve-se sempre lembrar que esse isolamento social é para beneficio de todos e devemos seguir rigorosamente as orientações, saia apenas se for necessário para trabalho, compra de bens de extrema necessidade (alimentos/ medicação), evite aglomerações, não comprimente tocando as mãos ou com abraços, mantenha distância de 1,5m de outras pessoas, utilize a mascara em todo momento e em qualquer lugar.
Higiene
Nossa higiene é sempre relacionada a saúde, pois uma higiene adequada traz melhores condições de saúde. Nesse período devemos ainda mais redobrar os cuidados. Lave as mãos com maior frequência utilizando sempre água e sabão. Higienize bem os alimentos antes de consumir, ao chegar em sua residencia lembre-se sempre que seu calçado e roupa está contaminado, tome um bom banho e coloque a roupa em local adequado para higienização. Não entre com os mesmos calçados vindos da rua dentro de casa e higienize-os com água e sabão. Devemos redobrar os cuidados com a nossa higiene, pois ela é a única que poderá combater esse vírus da covid-19.
Atividades Físicas
Por mais que estejamos em casa, devemos sempre nos manter em movimento, afinal engrenagem parada enferruja. Faça atividades dentro de casa, acompanhe os idosos para que eles não fiquem sem nenhum exercício físico, pois a monotonia e falta de algo pra fazer pode vir a trazer outras doenças ou agravar as que já podem existir na pessoa (hipertensão, obesidade, diabetes, depressão) entre tantas outras que quando nos acomodamos tendem a se agravar.
Cuide da Mente: um alerta em tempos de covid-19
Nossa mente tem uma capacidade inesgotável de se reinventar. Isso mesmo! Seu potencial de superação diante de contextos difíceis é surpreendente!
Não é a primeira vez que se sente ansioso, triste, com medo, confuso ou desamparado.
Você já experimentou sentimentos desta natureza e encontrou ferramentas internas e externas para se reorganizar novamente, não é mesmo?
Então veja com atenção algumas dicas e aspectos importantes para ficar mais atento durante o período de isolamento social da COVID-19.
Vigie seus pensamentos e sentimentos
Os pensamentos viram emoções e podem ser grandes vilões. Pensamentos pessimistas e desanimadores podem gerar ainda mais angústia e medo.
Cultive bons pensamentos e busque seus recursos internos para lidar com suas emoções desconfortáveis.
Crie pequenas metas diárias
Desde coisas mais simples até coisas mais elaboradas. Seguem dicas: organizar roupas, sapatos, armários, aprenda algo novo, faça uma leitura, faça alguma atividade física, limpe objetos, organize arquivos no celular, apague coisas que não são importantes.
Use o tempo para fazer coisas que não são possíveis durante a rotina semanal padrão. O estabelecimento de metas cria mais ânimo para realizar tarefas.
Faça exercícios que diminuem a ansiedade e/ou adote práticas de relaxamento
Esses exercícios trabalham a respiração e ajudam significativamente na diminuição da tensão emocional e muscular. Existem ferramentas disponíveis na internet e são muito práticas ! Vamos lá? Busque no seu navegador: práticas de relaxamento e exercícios para ansiedade.
Seja solidário: a covid-19 pede mudança nos hábitos. Comece internamente!
Com as pessoas que estão em condições de vulnerabilidade social, tenha empatia com os sentimentos de quem está perto de você e por favor, fique em casa.
Covid-19 e Alimentação
Temos sempre que lembrar que quando ficamos ociosos normalmente a tendência em comer mais aumenta. Então lembre-se devemos sempre manter uma alimentação saudável, ainda mais se estamos privados das rotinas diárias e não gastamos energia necessárias para queimar as calorias consumidas. Isso pode vir a se tornar grandes problemas de saúde se não acompanhado e mantidos de forma regular, além do que uma alimentação saudável mantêm uma boa taxa de imunidade no nosso organismo.