Confira aqui os cuidados com os andaimes para que sua obra seja um sucesso! Os andaimes desde sua fabricação a montagem têm que garantir maior eficiência nos canteiros de obras.
Nos canteiros, a utilização dos andaimes devem ser acompanhada de perto pelo responsável pela obra, um profissional que tem a importante tarefa de garantir o cuidado necessário com o equipamento e segurança dos operários, por exemplo.
Esse cuidado exige conhecimento e cautela tanto na montagem quanto na utilização por parte dos trabalhadores que irão acessar em trabalho em altura.
Os andaimes são estruturas montadas, de caráter provisório, usadas para sustentar os trabalhadores na execução de serviços em locais de grande altura. Nesse acesso os trabalhadores precisam estar seguros para utilizar ferramentas e equipamentos necessários na construção ou o reparo de uma obra.
Dai a importância de, rotineiramente, manter os cuidados com os andaimes utilizados, serem submetidos a testes de Inspeção de Qualidade.
Tipos de andaimes
Existem diversos tipos de andaimes, mas três tipos são mais usuais: o fachadeiro, o multi-direcional e o tubular. Atualmente, a fabricação de andaimes em aço ocorre em larga escala por garantir maior eficiência nos canteiros de obras e, também, pela escassez de madeira de boa qualidade para produção desses equipamentos.
O andaime fachadeiro é constituído de torres montáveis que formam paginações variadas que cobrem pequenas e grandes fachadas. Modelo que permite executar tarefas de construção, acabamento e reparo das edificações.
O multi-direcional é formado por peças de encaixes diretos e precisos que permitem a criação de formatos e paginações variadas, dando mais agilidade na montagem. É muito utilizado nas áreas industriais. Em determinados casos é também usado como escoramento de estruturas.
O sistema tubular é obtido com a junção de tubos metálicos com abraçadeiras que permitem criar geometrias específicas de acordo com o local a ser utilizado. Também é muito utilizado nas áreas industriais, pois se adpta facilmente às interferências e obstáculos. Serve ainda para escoramentos especiais para complementar e/ou travar os demais sistemas.
Qualquer tipo a ser utilizado é fundamental atender todas as normas de segurança, principalmente a NR-18 (para mais informações acesse esse artigo nosso).
Mais cuidados com os andaimes
Destaco, aqui, alguns itens que devem ser verificados no momento da montagem como o local a ser colocado, pois é obrigatório que o andaime seja instalado no prumo e com suas bases niveladas; nunca ultrapassar o limite de peso estipulado pelo fabricante; verificar se as rodas dos equipamentos estão travadas; respeitar as condições climáticas, evitando o uso em dias de muito frio ou chuva.
Também é muito importante treinar e capacitar os trabalhares sobre o uso de todos EPIs de trabalho no nível de segurança exigido.
E nunca é demais lembrar que todos os sistemas de montagem devem obedecer às especificações da Norma Reguladora de Segurança nº 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e da NBR-6494 Segurança em Andaimes.