Cultura de segurança na prevenção de acidentes
Afinal o que é cultura de segurança?
Cultura de segurança é a soma de todas as ações, que coletivamente tomamos para melhorarmos nosso ambiente de trabalho.
A cultura de segurança acontece quando todos os envolvidos num projeto, estão conscientes da necessidade de tratar os riscos, sejam eles quais forem.
Assim, podemos afirmar que a cultura de segurança, está além do chão de fábrica. Ela é o envolvimento da gerência em garantir recursos, do setor de segurança para monitorar os índices de referência de segurança, da chefia que somente estabelece prazos e metas alcançáveis, por exemplo. E por fim o comprometimento de toda equipe em cumprir o que é estabelecido coletivamente para melhorar o ambiente de trabalho.
Assim listamos aqui algumas medidas que achamos importante para melhorar nossa cultura de segurança.
1 – Percepção de Riscos e a cultura de segurança
Aguce seus sentidos e encontre os riscos a sua volta
Os números alarmantes de acidente de trabalho, muitos deles podendo ser evitado, trás a preocupação para o setor de segurança de trabalho para criar uma cultura de segurança, sobretudo capaz de incentivar o exercício da percepção de riscos.
O acidente de trabalho traz prejuízos incalculáveis, principalmente ao acidentado. Esse prejuízo vem com o impacto social, econômico e principalmente psicológico sobre o trabalhador, por exemplo.
O que é perigo? E como se livrar dele?
O perigo é qualquer situação capaz de causar algum tipo de perda, seja material ou humano.
Os perigos e riscos são inerentes ao trabalho. Toda atividade laboral tem seus riscos.
Assim, sendo o perigo uma situação capaz de mudar a realidade negativamente sobre todos os envolvidos na atividade é nosso papel como prevencionista seguir à risca todas as recomendações de segurança.
Dessa forma, as recomendações de segurança que nos garante um retorno para nosso lar de forma segura. Uma maneira de evitar os acidentes é seguir as recomendações das NR, norma regulamentadora, do Ministério do Trabalho, por exemplo.
Seguindo a legislação e suas recomendações e fazendo uma boa análise de risco temos um ambiente de trabalho seguro.
O que é a percepção de riscos?
A percepção de risco é a capacidade de enxergar o perigo por meio dos sentidos, tato, visão, audição, olfato e paladar, por exemplo.
A percepção de risco é muita das vezes instintiva ao ser humano. Mas em alguns casos temos que praticar a cultura de segurança para termos consciência do risco. Pois para muitos, o risco pode ser irrelevante, quando para outros o mesmo risco ser significativo.
O objetivo é fazer com que todos os riscos sejam levados em consideração para realização segura do trabalho.
A percepção de risco deve ser trabalhada e incentivada no ambiente de trabalho.
Segurança no trabalho e a percepção de risco
É importante conhecer todas as ameaças que temos no trabalho e consolidar a importância da cultura de segurança entre os trabalhadores. Dessa forma, temos que analisar e garantir que todo processo perigoso seja abordado e anulado, seja utilizando EPI ou criando novas condições para realização do trabalho.
Dessa forma apresentamos alguns passos importante para gerarmos uma cultura de segurança cada vez mais abrangente.
Passos a seguir:
PARE – Retire se sua cabeça o pensamento automático, “sempre fiz assim…”, “Sempre deu certo…”.
Seja proativo e garanta a sua segurança e dos demais envolvidos.
PENSE – Toda atividade precisa de planejamento, verifique os riscos à sua volta, verifique o ambiente. Faça sua atividade sempre consciente, e peça ajuda caso precise.
PREVINA-SE – Seja sempre um prevencionista, haja com cuidado nas atividades laborais, seja cauteloso ao realizar sua atividade, sem pressa.
ANALISE O RISCO – Indiferente da sua experiência, analise o risco, nunca pense que será fácil e que não precisa se preocupar. A segurança no trabalho requer disciplina.
PROSSIGA – Após ter certeza que está tudo bem, e que todos os riscos foram verificados e anulados é que se deve prosseguir com a atividade.
Por que aumentar a percepção de riscos é importante para cultura de segurança?
Como dissemos anteriormente, a percepção de risco é diferente para cada pessoa, isso por que cada um tem uma forma diferente de enxergar a mesma coisa.
Por isso a cultura de segurança precisa de incentivo e motivação.
Aprimorar a percepção de riscos, requer exercício diário. Em todos os lugares e ambientes, devemos ter essa prática para aumentar a nossa percepção. Um simples passeio numa rua movimentada nos deparamos com os riscos, mas nem sempre tomamos consciência deles. Vemos mas não nos preocupamos. Isso quer dizer que temos que melhorar a nossa cultura de segurança.
Uma vez que vemos um risco e não nos preocupamos, significa que estamos dispostos a encará-lo, nos submeter a ele.
Dentro da cultura de segurança, uma vez que percebemos os risco, temos que de imediato, criar condições para anular tal perigo. Pois só assim garantimos um ambiente de trabalho seguro.
Os acidentes acontecem, algumas vezes por não darmos a devida importância ao risco. Prestar atenção ao risco não é o suficiente, precisamos agir e neutralizar.
Mais que perceber, agir e neutralizar, precisamos envolver a equipe, verificar as condições gerais seja de ferramentas, EPI, e atenção a cada momento. E principalmente as mudanças no ambiente que podem impactar as condições no trabalho.
Seja um prevencionista!
2 – Campanhas de segurança como forma de melhorar nossa cultura prevencionista
Sempre conversamos com nossa equipe a importância de termos um debate franco sobre segurança. Para isso as campanhas de segurança é uma ótima ferramenta para melhorarmos nossa cultura prevencionista.
Também apostamos no treinamento introdutório e cursos de montagem de andaime, principalmente.
Sempre busque temas relevantes para sua atividade, envolva a equipe, utilize material didático de fácil compreensão.
Abaixo algumas dicas de temas de campanha que utilizamos:
- Sinalização e isolamento;
- Transporte manual de carga;
- Uso de corrimão;
- Uso correto de EPI;
- Programa 5s;
- Proteção das mãos;
- Alimentação e atividade física.
3 – Fique atento aos sinais
Além de tudo que dissemos até aqui, é importante ficarmos atentos aos desvios. Todas as anomalias e incidentes precisam de tratamento imediato.
A cultura de segurança requer atenção da parte da gestão e envolvimento de todos. A cada sinal, por mais insignificante que seja precisamos tratar de imediato e com bastante dedicação.
Isso implica dizer, que precisamos acompanhar o dia a dia no chão de fábrica e colher informações relevante para aprimorarmos nossa atenção às falhas e aos processos de forma geral, por exemplo.
A cada novo sinal, seja de conduta comportamental, seja de organização, aparecimento de novos riscos é preciso nos mover para promover um ambiente cada vez melhor no trabalho.
Muito bom
Direto ao ponto