A segurança não Admite um “Jeitinho”, o risco de acidentes aumenta continuamente
Na vida fazemos muitos improvisos. Quando não há chave de fenda usamos uma faca para apertar um parafuso. Usamos bancos em cima de outros móveis para alcançar uma lâmpada a ser trocada. Colamos fitas isolantes em um fio elétrico desencapado.
Batemos um prego com um martelo com cabo inadequado. Além de outros improvisos. O mau do improviso é que, geralmente, ele acaba sendo permanente e logo esquecido.
Por exemplo: se vemos um fio elétrico desencapado, o improvisamos colando fita isolante com o objetivo de ser provisório.
O ideal seria substituir o fio elétrico já que a fita isolante, com certo tempo, perderá a sua aderência e deixará o fio exposto novamente. Mas quando improvisamos, achamos que não haverá riscos.
O improviso é uma das maiores causas de acidentes tanto em casa quanto no ambiente de trabalho.
O pior disso tudo é que o improviso muitas vezes é cruel e malicioso. Há pessoas que perdem a própria vida somente porque fizeram um pequeno improviso.
Se não perde a vida tem alguma sequela. Há trabalhadores que querem mostrar suas capacidades intelectuais para improvisar. A autoconfiança é um dos maiores indícios de acidentes do trabalho.
São esses tipos de comportamentos inseguros que podem ocasionar o acidente.
Nunca Improvise Ferramentas
Perfurações, contusões e até mesmo quebra de ossos, são alguns dos acidentes causados pelas más condições e uso inadequado de ferramentas.
Jamais realize o improviso de ferramentas utilizando tubos de andaime para alongar cabos de chaves ou demais ferramentas, solicite a ferramenta apropriada para atividade em que for trabalhar.
O que devemos fazer para evitar acidentes relacionados a ferramentas/ improvisos?
- Devemos seguir todas as regras de segurança exigidas pela empresa;
- Realizar uma APR, sempre antes de iniciar as atividades, identificando as ferramentas necessárias e evitando improviso das mesmas;
- Utilizar de forma correta todos os EPI’s de acordo com a necessidade de cada atividade;
- Se auto policiar com o objetivo de não praticar atos inseguros;
- Interromper e sanar as condições inseguras que possam existir em sua área de trabalho o mais rápido possível;
- Conscientizar que “Você é o principal responsável pela sua integridade física”;
- Interromper e sanar as condições inseguras que possam existir em sua área de trabalho o mais rápido possível;
- Conscientizar que “Você é o principal responsável pela sua integridade física”.
Quais os risco de improvisar ferramentas com tubos de andaime?
O colaborador poderá sofrer um impacto do tubo caso o mesmo se solte da ferramenta, ou poderá ser arremessado pela força imposta no tubo causando um acidente por impacto contra, podendo ocorre graves acidentes e danos nos tubos.
Totalmente proibido utilizar os tubos galvanizados de andaime como alavancas ou alongadores de ferramentas, além de ser ergonomicamente incorreto, podem causar acidentes e também danificar o equipamento.
As famosas “gambiarras” não podem ser naturalizadas, é sempre bom lembrar que o bom profissional é reconhecido pelo cuidado com as ferramentas e com a própria segurança.
Os improvisos com o uso indevido de tubos acarretam sérios danos as peças tubulares além de comprometer a segurança do trabalhador.